A Bahia tem potencial para dobrar, nos próximos quatro anos, a sua pauta de exportações. A projeção é da secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, que participou, em Salvador, da primeira edição do Encontro de Comércio Exterior Empresarial (Encomex Empresarial), encerrado nesta quinta-feira (4) no Centro de Convenções da Bahia. Mais de mil empresários estiveram presentes nos dois dias de debates, palestras e oficinas.

“Um dos mitos para o empresário brasileiro, principalmente os pequenos e micros, é que exportar é difícil. E não é, já que 61% das exportações baianas não são realizadas por grandes corporações. Em 2010, a Bahia exportou US$ 8,9 bilhões – um recorde – e está em permanente evolução”, disse a secretária. De acordo com ela, no primeiro semestre de 2011, as exportações baianas voltaram a mostrar grande desempenho.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, as medidas adotadas pelo governo federal de proteção à indústria nacional irão aumentar a competitividade da produção industrial do estado e, consequentemente, o volume de exportações. “Todos os setores contemplados pelas medidas do Plano Brasil Maior beneficiam diretamente a economia da Bahia, sobretudo nos setores de automóveis e calçados”.

Plano favorece inovação

O Plano Brasil Maior, que dominou as rodas de conversação durante o Encomex, inclui medidas para favorecer a inovação, os investimentos, a capacitação de mão de obra e a competitividade das indústrias brasileiras, via desoneração de exportações, defesa comercial, financiamento e garantia às exportações, promoção comercial e cultura exportadora.

“O Encomex foi uma grande oportunidade para os empresários baianos interessados em aproveitar o bom momento da economia e o expressivo crescimento das exportações do estado”, afirmou James Correia. Atualmente, a Bahia é o estado nordestino que mais exporta: no primeiro semestre deste ano, vendeu US$ 4,9 bilhões, registrando crescimento de 18,4% em comparação ao mesmo período de 2010.

O Encomex foi organizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm) e da Bahiatursa.