Rodadas de negócios, serviços de consultoria e cursos focados nos procedimentos para começar a exportar fazem parte da programação do Encontro de Comércio Exterior Empresarial (Encomex Empresarial), maior evento nacional para o estímulo aos negócios no mercado externo. O evento foi aberto nesta quarta-feira (3) no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, e termina na quinta (4).

Realizado com apoio do governo estadual, o Encomex é direcionado a empresários baianos interessados em aproveitar o bom momento da economia e o crescimento expressivo das exportações do estado, que em junho vendeu US$ 1,5 bilhão em produtos para outros países.

O governador Jaques Wagner, presente na abertura do encontro, disse que a Bahia vive um momento excepcional, com várias indústrias se instalando no estado. De acordo com ele, é hora de aproveitar as medidas de incentivo oferecidas também a pequenos e médios empresários.

“Espero que os participantes aproveitem o evento para discutir e depois utilizar os programas e parcerias dos governos estadual e federal, para aumentar a participação no mercado externo”, afirmou Wagner.

Também estiveram presentes na abertura do Encomex, os secretários James Correia (Indústria, Comércio e Mineração) e Eva Chiavon (Casa Civil), além da secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exteriores, Tatiana Prazeres.

Política de desenvolvimento regional

As obras de infraestrutura, a exemplo da Ferrovia Oeste-Leste e do Porto Sul, foram citadas pelo governador Jaques Wagner como parte das ações do estado na busca pela ampliação da capacidade de exportação e da competitividade dos produtos baianos. Ele também destacou a importância das medidas lançadas esta semana pela presidente Dilma Rousseff inseridas no plano Brasil Maior.

“Já orientei a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração a colocar a equipe para analisar as medidas anunciadas. Vamos conversar com os governadores do Nordeste e saber o que está faltando para que a gente possa fazer a tão sonhada política de desenvolvimento regional. Se quisermos fugir da guerra fiscal, altamente danosa à economia do país, é preciso desenvolver essa política”, enfatizou.

Publicada às 11h
Atualizada às 15h05