Conhecer melhor os sistemas operacionais do programa Todos pela Alfabetização (Topa), tirar dúvidas, discutir dificuldades e buscar soluções. É com este propósito que gestores municipais, supervisores e secretários municipais de educação estão reunidos, até esta sexta-feira (26), no 1º Encontro dos Gestores Municipais do Topa, que está sendo realizado na Escola Parque, na Caixa D’Água. A abertura contou ainda com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, da secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, e da coordenadora do Topa, Elenir Alves.

A meta do Topa é alfabetizar 1 milhão de jovens, adultos e idosos baianos até o final deste ano. Para os gestores e supervisores, o encontro é uma ótima oportunidade para compreender melhor o sistema e saber como utilizá-lo de forma mais efetiva, no intuito de obter resultados ainda melhores no programa. “Os sistemas são a alma do programa. A partir do momento que os gestores souberem alimentar o sistema na ponta, as ações do programa vão melhorar”, avalia Elenir Alves.

Como o programa já está consolidado no estado, os esforços agora são no sentido de qualificar as ações na ponta. Ou seja, os gestores estão tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas acerca de procedimentos necessários para substituição de alfabetizadores, ativação de turmas, entre outros aspectos fundamentais para o bom andamento do programa. “Se a turma é formada, mas não é ativada, o alfabetizador não recebe a bolsa”, explica a coordenadora do Topa. Direito – O Topa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que este é um direito do cidadão que não prescreve com a idade. Os números alcançados com o programa fazem da Bahia o estado campeão em alfabetização do país e também referência para outros estados e para o Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação (MEC).

Para a gestora municipal do Topa no município de Mascote, Unifleides Ferreira do Nascimento, a capacitação vai ajudar a melhorar ainda mais o desempenho do programa no município. Segundo ela, dos 876 matriculados na primeira turma, 422 foram matriculados na Educação de Jovens e Adultos. “Em Mascote, o Topa conseguiu despertar o interesse daqueles que nunca tinha imaginado ir à escola. Este é um momento importante para tirar todas as dúvidas e passar as dificuldades que temos com o sistema”.

Já o supervisor do Topa na Direc 1B, Diogo Sousa Gomes, que acabou de assumir a função, o encontro é uma excelente oportunidade para conhecer o sistema. “Para mim, que acabei de assumir a supervisão, será uma oportunidade única para saber como funcionam os sistemas e tirar dúvidas sobre o lançamento de turmas”. Mais do que tirar dúvidas, o secretário Osvaldo Barreto defende que toda ação administrativa e de gestão deve ser bem planejada.

“Uma ação complexa como o Topa, que atende a mais de 400 mil pessoas em sala de aula, deve ser bem organizada. Este encontro é de grande importância no sentido de que os gestores municipais terão contato com o sistema de forma mais aprofundada, podendo tirar todas as dúvidas com relação a prestação de contas, monitoramento das turmas, entre outros aspectos”, informou.